Cores de Kamala Harris em 2024
Cores de Kamala Harris em 2024

Cores de Kamala Harris em 2024

As Cores dos Partidos Americanos | A cor dos republicanosDemocratas | Os símbolos dos partidos | Uso do roxo por Kamala Harris | Mudança do roxo para o azul e branco

O uso de cores como estratégia, de marketing político, foi marcante, na campanha, de Kamala Harris, à presidência dos Estados Unidos.

As cores buscam conectar, os candidatos aos eleitores, em um nível emocional e ideológico.O marketing político, nos Estados Unidos, é uma ferramenta altamente sofisticada.

A política americana reforça o poder, do marketing político estratégico. A imagem, e a percepção pública, podem ser tão importantes, quanto as propostas apresentadas. Em outras palavras, é a exploração da mídia com uma estética friamente calculada.

Nos Estados Unidos cores dos partidos políticos desempenham um papel importante na identidade e no marketing visual. Desta forma, é possível identificar o lado do espectro político de uma pessoa pela cor. Esse fato também tem acontecido no Brasil, como o verde e amarelo utilizado pela direita ou o vermelho da esquerda brasileira. Sendo assim, o vermelho é tradicionalmente associado ao Partido Republicano, e o azul, ligado ao Partido Democrata.

As Cores dos Partidos Americanos

Antes de mais nada, é preciso lembrar que as cores da bandeira americana são o vermelho, azul e branco.

O uso das cores vermelho e, azul, para representar os partidos políticos nos Estados Unidos, tornou-se predominante apenas no final do século XX.

Tudo começou durante as eleições presidenciais de 2000, quando houve um impasse na contagem de votos entre George W. Bush e Al Gore.

O fato dominou os telejornais, que começaram a usar as cores de forma padronizada, para facilitar a identificação dos estados, ganhos por cada candidato.

A NBC foi uma das primeiras emissoras a utilizar, o vermelho para os estados republicanos, e o azul para os democratas, uma prática que se mantém até hoje.

Cor dos republicanos

O vermelho, associado ao Partido Republicano, simboliza uma força conservadora, diferente do Brasil que utiliza a cor para representar a luta pela mudança.

O Partido Republicano, conhecido também como o “Grand Old Party” (GOP), defende tradicionalmente valores conservadores, como o livre mercado, a defesa nacional e uma postura mais restritiva em questões sociais. O uso do vermelho, portanto, ressoa com a ideia de força, determinação e defesa de ideais que remontam à fundação da nação.

Democratas – partido de Kamala Harris

O azul é associado ao Partido Democrata, nos Estados Unidos. O partido tende a representar uma visão mais progressista. Internacionalmente, o azul é frequentemente visto como uma cor de confiança, estabilidade e serenidade. Para os democratas, o azul simboliza a luta por justiça social, igualdade e mudança progressista. A cor azul também foi historicamente associada à lealdade, e à paz, atributos que os democratas buscam incorporar em sua plataforma, voltada para o cuidado com os mais vulneráveis, a defesa dos direitos civis, e a promoção de políticas sociais inclusivas.

Símbolos dos partidos

Além das cores, os partidos políticos americanos também são representados, por símbolos icônicos. O Partido Republicano é simbolizado pelo elefante, um animal que representa força, estabilidade, e um certo conservadorismo. Este símbolo foi popularizado pelo cartunista Thomas Nast, em 1874, que o usou para criticar os republicanos, em suas charges políticas.

O Partido Democrata, por sua vez, é representado pelo burro, um símbolo que, à primeira vista, pode parecer pejorativo, mas que foi adotado, com orgulho, pelos democratas. O burro, ou jumento, simboliza a teimosia, a determinação e a resiliência – qualidades que os democratas acreditam, refletir sua postura firme, em prol dos direitos civis, e da justiça social. Este símbolo também foi popularizado por Thomas Nast, que o usou para criticar Andrew Jackson, o então presidente democrata, que acabou abraçando o símbolo.

Uso do roxo por Kamala Harris

Kamala Harris na posse 2020
Kamala Harris na posse 2020

Kamala Harris, a primeira mulher, primeira negra, e primeira pessoa de ascendência sul-asiática, a ocupar a vice-presidência dos Estados Unidos, fez uma escolha emblemática, ao utilizar a cor roxa em várias ocasiões importantes, especialmente durante sua posse, como vice-presidente em 2021. O roxo, uma cor que resulta da mistura do vermelho, e do azul, simboliza a união entre os dois partidos políticos, e foi uma escolha deliberada para transmitir uma mensagem de unidade, e bipartidarismo em um momento, de extrema polarização política, nos Estados Unidos.

Além disso, o roxo também carrega um significado histórico, no movimento pelos direitos das mulheres. É uma cor que foi usada pelas sufragistas, no início do século XX, que lutavam pelo direito ao voto feminino. Ao escolher essa cor, Kamala Harris prestou homenagem, a essas mulheres pioneiras. Assim, elae reafirmou seu compromisso, com a igualdade de gênero, e a justiça social.

Mudança do roxo para o azul e branco

Após o anúncio de que Kamala Harris seria a candidata, à presidência pelo Partido Democrata, a transição das cores roxa, para o azul e branco, foi estratégica. Enquanto o roxo simbolizava, unidade e inclusão, o azul e o branco, passaram a ser uma representação, mais direta de sua lealdade, ao Partido Democrata, e a uma mensagem clara, de identidade partidária. O azul, como já mencionado, é a cor oficial dos democratas, e o branco tem sido, historicamente, associado ao movimento sufragista, além de simbolizar pureza ,e renovação.

O uso dessas cores, também foi uma forma de transmitir, uma imagem de confiança, e estabilidade. Este atributos que são cruciais, em uma campanha presidencial. Ao adotar o azul e o branco, Kamala reforçou sua ligação com os valores democratas, e a promessa de uma liderança que visa reconstruir, e unificar o país, em torno de princípios progressistas, e inclusivos.

Por fim, eu Arthur, reparei na mudança drástica da identidade da campanha, o que gostei. Afinal, será um marco na história política mundial e eu pude testemunhar.